Shampoo Sólido: o que é, como usar, vantagens.

MAIS E MAIS PESSOAS TÊM EXPERIMENTADO OS BENEFÍCIOS DO SHAMPOO SÓLIDO. DESCUBRA SE CHEGOU A HORA DE TAMBÉM ADERIR A ESSE MOVIMENTO NATURAL E SUSTENTÁVEL.



Cuidar dos cabelos sempre fez parte da história humana, de uma forma ou de outra, e essa atividade já passou por diversas evoluções. A cada nova descoberta ou lançamento, vem a promessa de fios ainda mais sedosos, saudáveis e bonitos, não?


Uma das mais novas tendências de cuidados com os cabelos é o uso do shampoo sólido. Isso mesmo: em vez dos tradicionais shampoos líquidos surgem versões de shampoos sólidos! Já usou?


Se você está aí pensando se um shampoo sólido é bom ou não, e deseja conhecer melhor essa nova opção para seus cabelos, continue lendo. Em nosso artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o shampoo sólido e seus benefícios — para você e também para o planeta!


O QUE É SHAMPOO SÓLIDO?


De forma resumida, shampoo sólido nada mais é que uma versão sólida do seu velho conhecido shampoo líquido. Por isso, muita gente costuma chamá-lo também de shampoo sólido.

Pare para pensar: se o sabonete possui uma versão sólida e uma líquida, porque o shampoo não poderia ter, certo?


O shampoo sólido tem exatamente a mesma função que a versão líquida, agindo sobre os fios e trazendo limpeza, hidratação, brilho e outros benefícios para seu cabelo e seu couro cabeludo. O que muda aqui, obviamente, é a apresentação do produto: ao invés de estar engarrafado, o shampoo sólido vem em formato de uma barra seca.

Isso nos leva a uma segunda — e óbvia — diferença: o modo de usar!


COMO LAVAR O CABELO COM SHAMPOO SÓLIDO?


Ao contrário do shampoo líquido, que você despeja na mão e aplica sobre os cabelos, no caso do shampoo sólido você esfrega a barrinha diretamente sobre o couro cabeludo, fazendo com que o produto entre em contato com seu cabelo e comece a agir, massageando a área e liberando sua espuma.


Outra forma muito usual é esfregar o shampoo sólido nas mãos até criar uma certa quantidade de espuma e, a partir daí, aplicar no couro cabeludo e na base dos fios.

Feita a lavagem, quem gosta de condicionar os fios pode concluir o banho utilizando o…condicionador em sólido, é claro! O grande companheiro do shampoo também ganhou versão sólida, e pode ser usado em parceria com o seu shampoo sólido escolhido.

No caso do condicionador em barra (ou condicionador sólido), basta esfregar a barrinha nas mãos até liberar uma certa quantidade de produto e, então, aplicar nos fios — sempre no sentido até as pontas, evitando o couro cabeludo e a raiz dos cabelos.

Existem outras diferenças menos óbvias, mas muito importantes, entre os dois tipos de shampoos, e falaremos delas mais adiante!


COMO É FEITO O SHAMPOO SÓLIDO?


A saponificação leva soda cáustica e deixa o pH do cabelo em alcalino, um pH que não combina o pH natural dos cabelos, que é ácido. Por isso, o agente de limpeza é um elemento natural, derivado do coco e livre de sulfatos. O resultado é uma espuma cremosa e saudável para os fios.


Não é somente ao deixar a saponificação de lado que o shampoo sólido toma um caminho de fabricação diferente dos tradicionais.


Por exemplo, a concentração dos ingredientes ativos no shampoo sólido é muito maior que na versão líquida. Isso pode soar um tanto quanto óbvio: afinal, como ele é um item sólido, seco, não há espaço para água aqui! Portanto, cada barrinha é um mix altamente concentrado dos princípios ativos.


No caso do shampoo sólido, a diluição desses componentes vai ocorrer durante o uso, debaixo do chuveiro, em contato com a água. Já no shampoo líquido, o produto vem previamente diluído dentro do frasco.


Por conta disso, em média, 80% do conteúdo de uma garrafa de shampoo líquido é nada mais, nada menos do que…água! Isso mesmo: água! Você sabia que, quando compra um shampoo líquido, está levando toda essa quantidade de água para sua casa?


Isso nos leva a outra diferença muito interessante entre o shampoo sólido e o líquido: por conta de toda essa água fechada dentro dos frascos, o risco de crescimento de microorganismos nesse meio aquoso acaba sendo mais alta. Por isso, a grande maioria dos shampoos líquidos precisa incluir em sua produção alguns componentes químicos para evitar que isso ocorra.


O problema? Bem, você já pode imaginar que essas substâncias incluídas no shampoo líquido para matar esses microorganismos não devem ser as mais inofensivas, certo? Além do risco de causar danos à sua saúde, ainda podem causar problemas ambientais quando escorrem e vão para o sistema de coleta de esgoto.

Mas, e o shampoo sólido? A resposta mais simples seria: eles tendem a ser muito mais naturais. Como são secos, não há estímulo ao crescimento de microorganismos, por exemplo. Além disso, como sua produção se assemelha, em muitos pontos, à do sabão e do sabonete, esse processo, por si só, já torna o produto mais “imune” a esse tipo de risco.


QUANTO TEMPO DURA O SHAMPOO SÓLIDO?


Como é um produto com rica concentração de ativos e ingredientes, o shampoo sólido costuma ter uma duração bastante prolongada, quando comparado ao shampoo líquido.

Cada aplicação gera muita espuma de forma rápida, sem necessidade de exagerar no uso do produto. Isso faz com que, em média, uma barrinha de shampoo sólido dure cerca de 60 lavagens!


Isso significa que cada barra de shampoo em uso equivale a 2 frascos de shampoo líquido! Além disso, cada barra de condicionador sólido pode substituir até 3 frascos de condicionador líquido! É uma baita economia, não?


SHAMPOO SÓLIDO PARA CABELO OLEOSO


Mas além da economia, muita gente busca a opção do uso do shampoo sólido como uma tentativa de encontrar um produto mais adequado ao seu tipo de cabelo. Quem sofre com a oleosidade, por exemplo, costuma ter uma certa dificuldade em encontrar o shampoo ideal para seus fios, sem deixá-los pesados, por um lado e, por outro, sem exagerar no efeito surfactante, causando ressecamento.


Algumas pessoas chegam até a lavar os cabelos oleosos com sabão de coco, sabia? Mas, de forma geral, essa prática, embora ajude no controle da oleosidade, resulta em cabelos sem brilho. Há também quem lance mão de bicarbonato de sódio e vinagre para obter os melhores resultados com cabelos difíceis.

Nesse sentido, os shampoos sólidos vêm ganhando fama por oferecer uma limpeza mais profunda dos fios, o que acaba regulando a oleosidade do couro cabeludo de forma equilibrada, oferecendo brilho e textura natural às madeixas.


Hoje em dia, existem diversas variedades e marcas de shampoo sólido, e algumas empregam ingredientes e essências com a finalidade específica de atuar na regulação da oleosidade. O shampoo sólido Detox da BOB, por exemplo, é super indicado para essa finalidade, trazendo limpeza cuidadosa para seus cabelos sem gerar sequidão aos fios.


Além disso, os shampoos e condicionadores sólidos da BOB e de outras marcas são produtos Low Poo, pois não utilizam sulfatos agressivos em sua formulação. Ou seja, utilizar o shampoo sólido para cabelos cacheados ou crespos, que geralmente possuem uma estrutura mais frágil e quebradiça, propensa ao ressecamento, também tende a ser uma ótima escolha!


VANTAGENS DO SHAMPOO SÓLIDO


Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o shampoo sólido é uma opção muito interessante, não é mesmo? O produto tem diferenciais que justificam o aumento de sua procura no mercado, e muita gente já virou fã!


Mas para facilitar sua decisão, listamos algumas das principais vantagens desse tipo de shampoo, em comparação com o tradicional shampoo líquido. Acompanhe:

  • Economia: como é um produto altamente concentrado, o shampoo sólido rende consideravelmente mais lavagens, na média, que a versão líquida. É só fazer sua conservação da forma correta, prolongando a vida útil da barrinha. Além disso, quando adquire um shampoo sólido, você não está pagando à toa por aqueles 80% de água, como ocorre com as garrafas de shampoo líquido.

  • Praticidade: uma vez seca após o uso, a barra de shampoo sólido pode ser facilmente guardada em diversos locais, especialmente em situações de viagens, onde pode ser tranquilamente acondicionada na mala, sem tomar espaço e sem causar transtornos com as regras de viagens internacionais, que limitam a quantidade de líquidos transportados na bagagem pessoal

  • Saúde: de forma geral, o shampoo sólido utiliza menos aditivos químicos que o shampoo líquido. Na verdade, a quase totalidade de opções no mercado são produtos totalmente naturais, sem parabenos, conservantes, sulfatos sintéticos, corantes e outras substâncias semelhantes. Isso faz com que sua saúde não seja afetada pelo contato direto com tais ingredientes.

  • Sustentabilidade: por seu formato sólido e seco, os shampoos sólidos economizam no uso de água, um recurso essencial e finito, e podem utilizar embalagens simples e biodegradáveis em sua comercialização. Isso os permite abrir mão das grandes vilãs de nossos tempos: as embalagens plásticas! Ao contrário do shampoo líquido que, obrigatoriamente vem envasado em um frasco ou garrafa plástica — que, em mais de 90% dos casos, acabam na natureza — o shampoo sólido não causa nenhum tipo de impacto ambiental, seja por ser livre de plásticos, seja por usar ingredientes naturais e menos agressivos.

CASOS DE USO DE SHAMPOO SÓLIDO


Fazer a mudança do shampoo líquido para o shampoo sólido ainda causa um certo receio em muitas pessoas. Afinal, todos temos uma certa cautela com novidades, ainda mais após tantos anos acostumados ao uso da versão líquida, certo?

Mas sabia que existe um shampoo sólido perfeito para seu tipo de cabelo? Sim, são várias opções por aí, que atendem a diferentes perfis capilares.