Quais os desafios das empresas ao falar de saúde mental com os colaboradores?

Uma empresa é um local onde as pessoas passam boa parte do seu dia, por isso é importante falar também sobre saúde mental. Afinal, a produtividade, o engajamento e os resultados finais dependem diretamente do bem-estar de quem faz o trabalho acontecer.Atualmente, o assunto é muito mais debatido nas organizações, mas ainda há desafios pela frente. Além da compreensão dos gestores, é importante que os colaboradores também entendam que a saúde mental deles é importante.



Por que falar de saúde mental nas empresas?


A produtividade dos colaboradores de uma empresa está diretamente ligada ao bem-estar dos seus colaboradores. Quem afirma isso são as próprias pesquisas realizadas ao longo das últimas décadas sobre o tema.De acordo com pesquisas da Universidade da Califórnia, um colaborador que trabalha feliz é 31% mais produtivo. É claro que isso se reflete também no resultado final, pois ele engaja os colegas a também trabalharem felizes e buscarem resultados melhores.Com essa preocupação em relacionar saúde mental e produtividade, a empresa cria uma cultura organizacional saudável. Contudo, o caminho até consolidar esse momento exige dedicação e atenção de todos.


Como falar de saúde mental na empresa?


De fato, há algumas ações que podem ajudar a introduzir e consolidar o tema da saúde mental. O mais importante é que os gestores estejam atentos à importância de engajar toda a equipe. Separamos alguns tópicos para ajudar você a vencer os desafios.


Ofereça palestras sobre saúde mental


A saúde mental precisa ser um tema tratado primeiramente de forma normal dentro da empresa, sem tabus ou preconceitos. Por isso, promover palestras ou workshops pelo menos uma vez por semestre é uma ótima alternativa.Você pode fazer isso online ou na própria empresa, por exemplo. Hoje em dia, há muitos conteúdos online e aplicativos de saúde e bem-estar que podem atender bem as empresas e mobilizar as equipes. Depois, é possível promover rodas de conversa sobre o tema.


Crie momentos de descompressão


Outra medida importante é lembrar que a equipe também precisa “respirar”. Portanto, criar momentos de descompressão ou de integração entre a equipe é fundamental. Esses momentos podem combinar com os intervalos, por exemplo.Uma dica, quando possível, é criar um espaço para a equipe se integrar. Às vezes, passar tempo demais em espaços fechados e sem integração acaba afetando a saúde mental. Por isso, estimular a descompressão é uma medida básica, mas que faz a diferença.Criar mais intervalos em tempos divididos também é uma boa opção. Essa é a forma de motivar ainda mais a equipe a trabalhar. E não é apenas um tempo para o “café”, mas para realmente pausar o trabalho e descansar.


Estimule atividades em grupo


Conhecer melhor os seus colegas, entender o trabalho e a vida deles também é uma forma de transformar o ambiente de trabalho. A partir dessa troca de experiências é possível conversar, entender melhor quem está ao seu lado e descontrair.Lembre-se de que, apesar de estar na empresa, nem tudo precisa ser sobre trabalho. Esses momentos, portanto, ajudam a diminuir a pressão e aliviar o estresse.


Promova aulas de meditação


Além das atividades de integração, você também pode abordar a saúde mental através de práticas como meditação e mindfulness. Elas são muito indicadas para ajudar a melhorar o foco e também a produtividade.


Escute os colaboradores


Não basta você investir em aulas, dinâmicas de grupo e não escutar os seus colaboradores. Entender o que eles sentem, qual o contexto pessoal de cada um e aquilo que desejam melhorar também é importante.Os gestores são os que têm essa responsabilidade e precisam conhecer o seu time. Por vezes, um problema pessoal é que está na origem dos danos à saúde mental e se estende à esfera profissional. Por isso, entender essas relações é fundamental.


Vá além dos benefícios “básicos”


Se você é gestor, não pense que qualidade de vida, bem-estar e saúde mental no trabalho se associam apenas a benefícios básicos. Ou seja, vale-alimentação e bônus por meta são óbvios, e não ações voltadas para engajar e motivar todos os colaboradores.Você precisa, sim, apostar em aulas de meditação, em integração de grupo e ouvir os seus colaboradores. Como gestor, é sua responsabilidade todo bem-estar da equipe, por isso exige ações mais específicas e menos gerais.


Use a tecnologia a favor da saúde mental dos seus colaboradores


Atualmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de falar sobre saúde mental, inclusive no trabalho.Aplicativos como esse podem ser utilizados para uma série de vantagens de toda a equipe. Você pode estimular que o seu time se desafie a usar diariamente o aplicativo e depois trocar experiências sobre o que achou.Se o cuidado com a saúde mental e física está na palma da mão, por que não utilizá-lo? Esse é um ponto que os gestores precisam aproveitar e estar sempre atentos!


Vença os desafios!


Você entendeu como os desafios para falar sobre saúde mental no trabalho podem ser vencidos? A resistência pessoal, os tabus, a dificuldade de relacionamento interpessoal: tudo isso pode ser contornado, mas depende do esforço dos gestores.Portanto, aproveite os aplicativos, conteúdos gratuitos e leve o tema da saúde mental para a sua empresa! Você e a sua equipe só têm a ganhar!