Por que as melhores coisas da vida são todas ao contrário

Tentar muito conseguir o que você quer na vida – como amor, respeito e felicidade – geralmente tem o efeito oposto: você acaba solitário, desanimado e infeliz.



aqui está uma parte do treinamento dos SEALs da Marinha chamada “à prova de afogamento”, onde eles amarram suas mãos atrás das costas, amarram seus pés e o jogam em uma piscina de 9 pés de profundidade.


Seu trabalho é sobreviver por cinco minutos.


Como a maioria dos treinamentos SEAL, a grande maioria dos cadetes que tentam a prova de afogamento falha. Ao serem jogados na água, muitos deles entram em pânico e gritam para serem retirados. Alguns lutam até cair debaixo d'água, onde perdem a consciência e precisam ser pescados e ressuscitados. Ao longo dos anos, vários estagiários morreram durante o exercício.


A primeira lição da prova de afogamento é paradoxal: quanto mais você luta para manter a cabeça acima da água, maior a probabilidade de afundar.


Com os braços e as pernas amarrados, é impossível manter-se na superfície durante os cinco minutos completos. Pior ainda, suas tentativas limitadas de manter seu corpo flutuando só farão com que você afunde mais rápido. O truque para se proteger de afogamentos é realmente se deixar afundar no fundo da piscina. A partir daí, você se empurra levemente para fora do fundo da piscina e deixa seu impulso levá-lo de volta à superfície. Uma vez lá, você pode respirar rapidamente e começar todo o processo novamente.


Estranhamente, sobreviver à prova de afogamento não requer força ou resistência sobre-humana. Nem sequer exige que você saiba nadar. Pelo contrário, requer a capacidade de não nadar. Em vez de resistir à física que normalmente o mataria, você deve se render a eles e usá-los para salvar sua própria vida.


A segunda lição da proteção contra afogamento é um pouco mais óbvia, mas também paradoxal: quanto mais você entrar em pânico, mais oxigênio você queimará e maior a probabilidade de cair inconsciente e se afogar. De uma forma doentia e distorcida, o exercício volta seu instinto de sobrevivência contra você: quanto mais intenso for o seu desejo de respirar, menos você conseguirá respirar. Quanto mais intensa sua vontade de viver, maior a chance de você morrer.


Mais do que um teste de vontade física, a prova de afogamento é um teste do autocontrole emocional de cada cadete em situações de extremo perigo. Ele pode controlar seus próprios impulsos? Ele pode relaxar diante de uma morte potencial? Ele pode voluntariamente arriscar sua vida a serviço de algum valor ou objetivo maior?


Essas habilidades são muito mais importantes do que a capacidade de nadar de qualquer cadete. Eles são mais importantes do que sua resiliência , sua resistência física ou sua ambição. Eles são mais importantes do que quão inteligente ele é, que escola ele frequentou, ou quão bem ele fica em um terno italiano impecável.


Essa habilidade — a capacidade de abrir mão do controle quando mais se quer — é uma das habilidades mais importantes que alguém pode desenvolver. E não apenas para o treinamento SEAL. Para a vida.

A maioria das pessoas assume que a relação entre esforço e recompensa é de um para um. Achamos que trabalhar o dobro do tempo produzirá o dobro dos resultados . Que cuidar de um relacionamento duas vezes mais fará com que todos se sintam duas vezes mais amados . Que gritar seu ponto duas vezes mais alto fará com que você tenha duas vezes mais razão.


A suposição aqui é que a maior parte da vida existe em uma curva linear, que há uma proporção de um para um entre esforço e recompensa com tudo:



Mas permita-me informá-lo – como alguém que apenas tentou beber o dobro da quantidade normal de Red Bull para poder terminar de editar essa maldita coisa – isso quase nunca é verdade. A maior parte do mundo não existe em uma curva linear. Relacionamentos lineares só existem para tarefas repetitivas, rotineiras e sem sentido — dirigir um carro, preencher resmas de papelada, limpar o banheiro etc. Em todos esses casos, fazer algo por duas horas dobrará a produção de fazê-lo por uma hora. Mas isso é simplesmente porque eles não exigem pensamento ou engenhosidade.

A maioria das atividades da vida não opera ao longo da curva linear esforço/recompensa porque a maioria das atividades da vida não são básicas nem irracionais. A maioria das atividades é complexa, mental e/ou emocionalmente desgastante e requer adaptação.



Retornos decrescentes significam que quanto mais você experimenta algo, menos recompensador se torna. O exemplo clássico é o dinheiro .

A diferença entre ganhar R$ 20.000 e R$ 40.000 é enorme e muda a vida. A diferença entre ganhar R$ 120.000 e R$ 140.000 significa que seu carro tem aquecedores de assento um pouco melhores. A diferença entre ganhar R$ 127.020.000 e R$ 127.040.000 é basicamente um erro de arredondamento em sua declaração de imposto.

O conceito de retornos decrescentes se aplica à maioria das experiências complexas e novas, e até mesmo a muitas das mundanas. O número de banhos que você toma em um dia, o número de asas de frango que você inala durante o happy hour, o número de viagens para casa para visitar sua mãe em um ano – todas essas são experiências que começam muito valiosas no início, mas depois diminuem de valor mais frequentemente você os faz (desculpe, mãe).


Outro exemplo: estudos sobre produtividade no trabalho mostram que somos realmente produtivos apenas nas primeiras quatro a cinco horas de cada dia. Tudo depois disso sofre retornos severamente reduzidos, a ponto de a diferença entre trabalhar 12 horas e 16 horas basicamente não ser nada (sem contar a privação do sono).

As amizades operam em uma curva de retornos decrescentes. Ter um amigo é vital. Ter dois é claramente melhor do que um. Mas ter 10 em vez de 9 muda pouco em sua vida. E ter 21 em vez de 20 só faz lembrar os nomes das pessoas muito mais difícil.


O sexo tem retornos decrescentes, assim como comer, dormir, beber álcool , malhar na academia, ler livros , tirar férias, contratar funcionários, consumir cafeína, economizar para a aposentadoria , agendar reuniões de negócios, estudar para uma prova, masturbar-se, ficar acordado até tarde jogar videogame — os exemplos são infinitos. Todos retribuem menos quanto mais você os faz, quanto mais você tenta, ou quanto mais você tem. Todos operam em uma curva de retornos decrescentes.


Mas há outra curva, uma que você provavelmente nunca viu ou ouviu falar antes – e isso é em grande parte porque eu invento muito dessa merda. Essa é a curva invertida:



A curva invertida é a curva bizarra da “Zona Crepuscular”, onde esforço e recompensa têm uma correlação negativa – isto é, quanto mais esforço você coloca em fazer algo, mais você falhará em fazê-lo.

A prova de afogamento existe em uma curva invertida. Quanto mais esforço você colocar para subir à superfície, mais provável será que você falhe nisso . Da mesma forma, quanto mais você quiser respirar, maior a probabilidade de engasgar com um monte de água mijada clorada.

Mas eu sei que você está pensando: “E daí? Eu geralmente comi muitas piñas coladas até mesmo para encontrar o fundo da piscina, muito menos amarrar meus braços e pernas e tentar sobreviver nela. Quem se importa com curvas invertidas?”


É verdade, poucas coisas na vida funcionam em uma curva invertida. Mas as poucas coisas que fazem são extremamente importantes. Na verdade, argumentarei que as experiências e objetivos mais importantes da vida existem em uma curva invertida.


Esforço e recompensa têm uma relação linear quando a ação é irracional e simples. Esforço e recompensa têm uma relação de retorno decrescente quando a ação é complexa e multivariada.


Mas quando a ação se torna puramente psicológica – uma experiência que existe apenas em nossa própria consciência – a relação entre esforço e recompensa se inverte.


Perseguir a felicidade o afasta ainda mais dela . As tentativas de maior controle emocional apenas nos afastam dele. O desejo de maior liberdade é muitas vezes o que nos faz sentir presos. A necessidade de ser amado e aceito nos impede de amar e aceitar a nós mesmos.


Aldous Huxley escreveu certa vez: “Quanto mais tentarmos com a vontade consciente de fazer algo, menos teremos sucesso. Proficiência e resultados vêm apenas para aqueles que aprenderam a arte paradoxal de fazer e não fazer, ou combinar relaxamento com atividade.”


Os componentes mais fundamentais de nossa psicologia são paradoxais . Isso ocorre porque quando tentamos conscientemente criar um estado mental, o desejo por esse estado mental cria um estado mental diferente e muitas vezes oposto ao que estamos tentando criar.


Esta é a “lei do retrocesso”: Desejar uma experiência positiva é em si uma experiência negativa; aceitar uma experiência negativa é uma experiência positiva.


Mas isso se estende à maioria – se não a todos – aspectos de nossa saúde mental e relacionamentos:


  1. Controle – Quanto mais nos esforçamos para controlar nossos próprios sentimentos e impulsos, mais impotentes nos sentiremos . Nossa vida emocional é indisciplinada e muitas vezes incontrolável, e é o desejo de controlá-la que a torna pior. Por outro lado, quanto mais aceitamos nossos sentimentos e impulsos, mais somos capazes de direcioná-los e processá-los.

  2. Liberdade – O desejo constante por mais liberdade nos limita ironicamente de várias maneiras. Da mesma forma, é apenas nos limitando – escolhendo e nos comprometendo com certas coisas da vida – que realmente exercitamos nossa liberdade.

  3. Felicidade – Tentar ser feliz nos torna menos felizes. Aceitar a infelicidade nos faz felizes.

  4. Segurança – Tentar nos sentir o mais seguros possível gera mais insegurança. Estar confortável com a incerteza é o que nos permite sentir-nos seguros.

  5. Amor – Quanto mais tentamos fazer com que os outros nos amem e nos aceitem, menos eles o farão e, mais importante, menos nos amaremos e nos aceitaremos.

  6. Respeito – Quanto mais exigimos respeito dos outros, menos eles nos respeitarão. Quanto mais nós próprios respeitamos os outros, mais eles virão a nos respeitar.

  7. Confiança – Quanto mais tentamos fazer as pessoas confiarem em nós, menos inclinadas elas estarão a fazê-lo. Quanto mais confiarmos nos outros, mais eles confiarão em nós em troca.

  8. Confiança – Quanto mais tentarmos nos sentir confiantes , mais insegurança e ansiedade criaremos. Quanto mais aceitarmos nossas falhas, mais confortáveis ​​nos sentiremos em nossa própria pele.

  9. Mudança – Quanto mais desejamos desesperadamente mudar a nós mesmos , mais sempre sentiremos que não somos suficientes. Considerando que, quanto mais nos aceitamos, mais crescemos e evoluímos, porque estaremos muito ocupados fazendo coisas legais para perceber.

  10. Significado – Quanto mais buscamos um significado ou propósito mais profundo para nossas vidas , mais obcecados por nós mesmos e superficiais nos tornaremos. Quanto mais tentarmos adicionar significado à vida dos outros, mais profundo será o impacto que sentiremos.

Essas experiências psicológicas internas existem em uma curva invertida porque são tanto a causa quanto o efeito da mesma coisa: nossas mentes. Quando você deseja a felicidade, sua mente é simultaneamente a coisa que deseja e o alvo de seus próprios desejos.


Quando se trata desses objetivos existenciais elevados, abstratos, nossas mentes são como um cachorro que, depois de uma vida inteira perseguindo e capturando com sucesso várias pequenas criaturas, se virou e decidiu usar a mesma estratégia por conta própria. Para o cão, isso parece lógico. Afinal, perseguir a levou a pegar tudo em sua vida canina. Por que não o rabo também?


Mas um cachorro nunca pode pegar seu próprio rabo. Quanto mais ela persegue, mais seu rabo parece fugir. Isso porque o cachorro não tem a perspectiva de perceber que ela e o rabo são exatamente a mesma coisa.


O objetivo é pegar sua mente – uma coisa maravilhosa que passou a vida aprendendo a perseguir várias criaturas – e ensiná-la a parar de perseguir o próprio rabo. Parar de perseguir o sentido , a liberdade e a felicidade , porque isso só serve para afastá-lo ainda mais de si mesmo. Ensiná-lo a alcançar o que deseja, abrindo mão do que deseja. Para mostrar como a única maneira de chegar à superfície é deixar-se afundar.


E como fazemos isso? Ao deixar ir . Ao desistir. Ao se render. Não por fraqueza. Mas por um respeito que o mundo está além do nosso alcance. Ao reconhecer que somos frágeis e limitados e apenas pontos temporários nas infinitas extensões do tempo. Você faz isso abrindo mão do controle, não porque se sente impotente, mas porque é poderoso. Porque você decide abrir mão de coisas que estão além do seu controle. Você decide aceitar que, às vezes, as pessoas não vão gostar de você, que muitas vezes você falhará, que geralmente você não tem a mínima ideia do que está fazendo.


Você se inclina para o medo e a incerteza , e quando pensa que vai se afogar, assim que chega ao fundo, isso o lança de volta à sua salvação.