Outubro Rosa: Juntas somos mais fortes!

Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” , é celebrado anualmente desde os anos 90.





O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.


A mulher brasileira tem mais pré-disposição a desenvolver o câncer de mama, nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.


O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.


A mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.


O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!



Em Gravataí no dia 04 de outubro teve a cerimônia oficial de abertura do Outubro Rosa, e todo os mês a prefeitura ficará iluminada em rosa a alusão desta causa. a primeira dama Marlene Zafalon comunicou que ao longo do mês de outubro terá diversas ações de cuidados para as mulheres. Todos os sábados terá unidades de saúde abertas para requisição de mamografia, coleta de CP e testes rápidos. O secretário municipal da saúde Regis Fonseca salientou que a prevenção á a arma mais poderosa que podemos ter contra a doença.


Esteve presente na cerimônia Selma Fraga, secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), e a Ceo do aplicativo Ella Helena Crizel a convite da representante das poderosas Sra. Lori Jacobs. O Ella aplicativo de beleza e bem estar está promovendo ações de conscientização da importância do auto exame e a mamografia como prevenção.

No encerramento do ato a primeira dama entregou rosas para as representantes das vitoriosas da cidade ( mulheres que, com garra, lutaram e venceram o câncer) Lori Jacobs, Barcelai da Silva, Maria Laureci, Fefa Pereira, Eloeti costa e Solange Reis.