OS BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DA MASSAGEM NA MELHOR IDADE.

À medida que envelhecemos, nossos corpos podem começar a desacelerar à medida que começamos a sentir um pouco da dor e rigidez que vêm com o envelhecimento. Pode ser difícil manter-se envolvido em todas as atividades físicas de que você gosta devido a condições crônicas como a osteoartrite ou doenças como a doença de Parkinson.



No entanto, manter-se fisicamente ativo é vital para os idosos porque o exercício regular pode ajudar a melhorar a mobilidade, flexibilidade e até mesmo sua saúde mental.


Massoterapia para idosos


De acordo com uma pesquisa realizada pela American Massage Therapy Association , aproximadamente 9 milhões de pessoas com mais de 55 anos realizaram um total de 39 milhões de massagens nos últimos 12 meses, principalmente para fins médicos. A massagem terapêutica para idosos pode ser uma forma eficaz e não invasiva de ajudar a aliviar alguns dos sintomas de muitas doenças relacionadas à idade, especialmente quando usada para complementar os serviços médicos tradicionais. Com massagens regulares, os idosos podem experimentar uma melhor qualidade de vida, níveis elevados de energia e sentir-se mais jovens e saudáveis ​​em geral.


A massagem terapêutica oferece inúmeros benefícios para todo o corpo. Ajuda a aliviar dores nas articulações e nos músculos e pode até reduzir os níveis elevados de estresse que tendem a surgir com o envelhecimento. As técnicas de massagem utilizadas para idosos incluem carícias e massagens mais leves e suaves, bem como aplicação de pressão em pontos específicos do corpo. Até a massagem mais suave tem efeitos comprovados no sistema nervoso e na circulação sanguínea, dois dos sistemas mais vulneráveis ​​do corpo que sentem os efeitos do envelhecimento.


Uma massagem típica para um idoso geralmente envolve uma sessão curta de cerca de trinta minutos. Movimentos suaves das mãos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, especialmente em pés diabéticos, e aliviam a tensão muscular enquanto relaxam o corpo e a mente.


Benefícios da massagem para idosos


A massagem terapêutica para idosos tem efeitos positivos comprovados em:


· Dor devido à osteoartrite. Um estudo mostrou que os idosos que utilizaram a massagem como parte do tratamento para a osteoartrite tiveram menos dor e rigidez e melhoraram a função física ao longo de alguns meses.


· Hábitos e qualidade do sono. Idosos que recebem massagens semanais relatam que estão dormindo mais profundamente e por mais tempo. Isso resulta em uma sensação geral de melhor saúde, pois o corpo tem mais tempo para se recuperar.


· Agitação devido à doença de Alzheimer. Estudos demonstraram que a massagem lenta nas costas em pacientes com Alzheimer ajuda a aliviar algumas das expressões de agitação que acompanham a doença, como vagar, caminhar e resistir.


· Aliviando a depressão. Foi comprovado que o toque proporciona conforto aos idosos, especialmente porque muitos deles estão privados dele o que pode ajudar a melhorar a saúde mental.


· Relaxamento físico e mental. A massagem demonstrou diminuir o acúmulo doentio de cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, no corpo, permitindo que o corpo entre em um período de descanso e rejuvenescimento.


· Cura mais rápida de ferimentos ou doenças. À medida que envelhecemos, nossas articulações e músculos tendem a se retesar, o que pode dificultar a cicatrização de uma lesão, pois nossa amplitude de movimento é restrita. A massagem terapêutica mantém os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos sujeitos a lesões a longo prazo.


Experimente incorporar a massagem à sua rotina de saúde para ver quais benefícios e alívio você começa a sentir.