• Ella

O robô-manicure pode substituir humanos?

Cada dia a tecnologia avança nos mais diversos segmentos de serviços buscando alternativas de diminuir custo, ganhar rapidez e ampliar em grande escala.

A especialização e a mão de obra qualidade será uma realidade constante e decisiva na mediação de serviços robotizados e atendimentos humanos.

Estar acompanhando as tendências bem como buscar alternativas mais produtivas faz de as profissionais atuais repensarem suas estratégias pois seremos testados e confrontados pelo atendimento automatizado e como fica a interação humana nesse contexto?

Um robô-manicure da empresa Clockwork está fazendo sucesso na Califórnia por prestar um serviço mais rápido e mais barato do que o realizado por profissionais humanos. A máquina — que não é um humanoide, vale ressaltar — vem caindo nas graças de quem precisa dar um trato especial nas unhas e não quer perder tempo (nem dinheiro).



O aparelho parece uma impressora 3D, mas ele ainda é bastante dependente de inputs de humanos. Você (ou um assistente do salão) deve colocar o esmalte pretendido em um compartimento frontal, como se faz com um cartucho em uma impressora. O processo só começa após o comando do cliente, por voz ou pela tela sensível ao toque.

Na máquina em questão não há, de fato, um pincel. O que acontece é um esguicho da tinta sobre as unhas, uma a uma, de forma consideravelmente precisa, em um padrão circular. É claro, o cliente deve ter o cuidado de manter as mãos imóveis. Após 10 minutos, está tudo feito, e por um custo bastante acessível.


Falta aquele toque pessoal, é claro


O robô-manicure, ainda falta um toque pessoal ao processo. Alguns truques para uma melhor experiência durante a sessão só foram descobertos com as dicas dos funcionários humanos.

Além disso, não é um serviço completo, vale destacar. "Esta é uma manicure simples: sem pedicure, tinta gel, acrílico, desenhos ou pontas francesas. Há uma única camada de esmalte e não há corte de unhas, aparas, remoção de cutículas, polimento ou lima. E não há massagens para as mãos com muita loção. As unhas com as quais você entrou terão a mesma aparência na saída, apenas com um pouco de cor.


Ficou assustada com a novidade? Será possível substituir profissionais humanos?


Há quem de fato não ligue para os rituais da vida em sociedade, mas para muitas pessoas existe toda a questão por trás do simples fato de ir a um salão de beleza e conversar sobre basicamente qualquer assunto com um profissional de manicure ou com um cabeleireiro, enquanto dá um tempo do trabalho ou das tarefas do dia a dia.

Certas coisas, pequenas coisas, como essas, parecem insubstituíveis. Ao menos enquanto o Google LaMDA não chega a esse nível conversacional, o que pode acontecer em breve. Ainda assim, para quem procura algo prático parece bem interessante.

Isso me lembra das cadeiras de massagem — ninguém acredita que elas realmente substituam o trabalho de um bom massagista, certo? Porém ganham espaço em determinados momentos dividindo o mercado entre os profissionais e as máquinas.

Saber usar a tecnologia a nosso favor, aprimorar e especializar cada serviço é um diferencial competitivo na busca de excelência. O toque humano e a perfeição fazem total diferença no atendimento do futuro cliente e um atendimento robótico.

A qualificação profissional será uma busca continua nos mais diversos tipos de serviços e seremos confrontados a todo momento promovendo a interação robô x humano. E, você está preparado? Suas habilidades e conhecimentos fazem a diferença?