O que fazer no outono? Dicas para aproveitar a estação em 2022

Em 2022, o outono no Brasil começou oficialmente no dia 20 de março, e vai até 21 de junho, o período também é muito famoso pelas colheitas, porque é quando começa a queda de folhas e frutos das árvores.



Uma das características da estação é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam do verão mais quente para climas mais amenos, já preparando a população para o frio, com o inverno que vem na sequência. Além da mudança de temperatura, a estação é marcada por ter ventos mais fortes e também pela diminuição da umidade do ar, pelas noites mais longas do que os dias e pela queda das folhas das árvores.

O cenário das cidades muda e nos prepara para a chegada do inverno.

Para você aproveitar o clima mais fresco, veja aqui algumas dicas de coisas para se fazer neste outono. Confira!

Vá para as montanhas

Agora que a temporada de praia e calor intenso passou, que tal aproveitar a queda da temperatura e passar alguns dias em alguma cidade de serra? Nessa época, muitas pessoas gostam de passear em lugares montanhosos e curtir o frio. Então planeje uma viagem para um lugar assim e curta os passeios típicos dessa época do ano.

A nossa querida “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é super convidativa também no outono, agradando turistas por ter um frio um tanto mais suportável e pouca chuva. Os apaixonados pelas paisagens serranas ficarão surpresos quando combinarem elas às folhas secas de árvores que caem no chão e compõem o charmoso cenário outonal da cidade em tons vermelho, amarelo, verde e roxo. Destaque para os plátanos, símbolos da cidade.

Campos do Jordão é uma das cidades mais visitadas pelos turistas que curtem o inverno, portanto antecipar sua visita para o outono é garantia de lugares menos cheios e preços melhores!


Coma as frutas de outono

No Brasil, o outono é época, por exemplo, de caqui, coco (seco), figo, graviola, kiwi, mamão, manga, pera, tangerina e banana. Sem contar com a goiaba, uma das frutas com safra já neste mês, e aquelas que também encontram condições mais favoráveis no inverno, como é o caso da maçã e da uva.

Dentre os nutrientes presentes nessa variedade de opções, estão as vitaminas A e C e fitoquímicos, importantes antioxidantes que ajudam a proteger o organismo durante a estação e a prevenir doenças.


Aproveite para comê-las e experimente também pratos feitos com elas.

Assista a alguns filmes

O outono é uma das estações favoritas dos casais apaixonados, que costumam desfrutar do clima mais ameno fazendo passeios românticos, assistindo a filmes ou simplesmente passando mais tempo juntos. Ir ao cinema é sempre uma boa opção de entretenimento para os dias de frio, então planeje-se para poder curtir ainda mais o outono ao lado de quem você gosta.

Aproveite as festas tradicionais de outono

O final do outono é marcado pelo início da temporada de festas juninas e de quermesses Brasil afora. As festas são muito legais para experimentar comidas diferentes e tradicionais dessa época do ano.


Faça uma pesquisa de onde ficam as festas do seu interesse e compareça!

Separe um bom livro

Nem sempre o tempo lá fora estará atrativo para fazer um belo passeio, portanto tenha um plano B em casa. Encontre um livro para te acompanhar nos dias em que você quer ficar em casa curtindo a própria companhia.

Renove o estoque de bebidas quentes

Às vezes, o dia pede um chazinho ou um chocolate quente, não é mesmo? Então passe no mercado e faça um estoque para a estação. As bebidas quentes são ótimas para aquecer o corpo e relaxar depois de um dia de trabalho.