Maquiagem: confira os erros comuns ao aplicar base em pele madura

Os erros de aplicação de base na pele madura são diferentes, e todos acabam comprometendo o resultado final da maquiagem.

Entre os efeitos mais prejudiciais dos erros de aplicação estão o destaque de poros aumentados, baixa cobertura de manchas de pele ou até mesmo fazer com que rugas de expressão pareçam mais perceptíveis.



Felizmente, as estratégias para evitar esses erros são realmente muito simples de colocar em prática e baseiam-se principalmente na escolha correta de produtos e ferramentas para a aplicação dos produtos em questão.

Para entender como agir corretamente sobre esse tipo de pele do ponto de vista dos cosméticos é importante, antes de mais nada, entender quais são as características da pele madura e, sobretudo, a partir da idade em diante, podemos falar corretamente da pele madura.

Quanto à definição de pele madura, pode-se dizer que, em comparação com os resultados maduros da pele jovem:

  • menos elástico

  • menos polpa

  • menos brilhante

  • menos rosado

  • menos compacto.

É uma decadência normal devido à idade e que pode ser retardada ou evitada apenas com uma rotina de beleza absolutamente perfeita.

Podemos falar sobre pele madura a partir dos 35 anos, mas, para pessoas que fumam ou não seguem uma dieta correta, a condição da pele pode começar a piorar ainda mais cedo, a partir dos 30.

A pele madura deve ser hidratada e nutrida completamente, a fim de manter sua elasticidade e firmeza pelo maior tempo possível. Além disso, para evitar que pareça maçante e acinzentado, a pele madura deve ser submetida a esfoliantes regulares, o que ajudará a remover a camada de células mortas que alteram a pele.

OS 5 ERROS COM BASE NA PELE MADURA PARA EVITAR ABSOLUTAMENTE

A rotina de beleza do rosto é absolutamente essencial para manter a pele do rosto saudável, mas também garante uma excelente base para a realização de maquiagem absolutamente perfeita.



É claro que, para bons resultados, é estritamente necessário manter pequenas regras de aplicação que podem realmente fazer a diferença, e evitar erros triviais que talvez simplesmente cometamos por hábito. Aqui estão os mais comuns.

1 – NÃO HIDRATE A PELE ANTES DA MAQUIAGEM

Como já mencionado, a pele madura precisa de atenção especial em comparação com a pele mais jovem, mas acima de tudo precisa de constância em todos os aspectos. Um dos hábitos que você deve sempre manter é aplicar o hidratante antes da maquiagem, mas não imediatamente antes.


O ideal é aplicar um hidratante leve pelo menos dez minutos antes da maquiagem, de modo a dar tempo à pele para absorver completamente as substâncias hidratantes e evitar que a maquiagem se misture com uma patina de creme permaneceu na superfície da epiderme.


2 – NEGLIGENCIE A CARTILHA

A cartilha é uma das clássicas “cosméticas invisíveis” que só entraram recentemente em nossa rotina de beleza. Por essa razão, muitas mulheres não estão muito familiarizadas com este produto, que muitas vezes é considerado supérfluo.

É, em vez disso, um produto absolutamente essencial para a pele madura, pois é capaz de suavizar pequenas imperfeições da pele, minimizar poros aumentados e esconder pequenas rugas de expressão.

Um dos erros com a base na pele madura, portanto, é não usar o primer, que pode ser aplicado antes ou junto com a fundação.

A melhor maneira de usar o primer na pele madura é misturar algumas gotas de primer com a base de fluido que você vai usar e aplicar a mistura em sua pele. Para misturar rapidamente os dois cosméticos, o ideal é usar um espelho ou uma pequena superfície plástica como uma tampa.


3 – ESCOLHA UMA FUNDAÇÃO COM A TEXTURA ERRADA

No mercado existem muitos tipos de fundação, capazes de se adaptar a qualquer tipo de pele e suas necessidades. A pior textura para a pele madura é muito encorpada e muito oleosa, pois produtos desse tipo inevitavelmente tendem a se estabelecer na pequena expressão rugas e poros da pele.

Muito melhor optar por uma base fluida e leve, a ser aplicada em pequenas quantidades justamente para evitar depósitos de produtos.


4 – ESCOLHER O PINCEL ERRADO

Os pincéis de maquiagem têm muitas características diferentes, mas o essencial coincide com o tipo de cerdas que o pincel apresenta.

Os pincéis errados para aplicar base na pele madura são aqueles com cerdas naturais.

Muito melhor usar pincéis com cerdas sintéticas, estruturalmente menos porosas e, portanto, capaz de absorver e arrastar menos produto. Dessa forma, os depósitos de fundação serão evitados em áreas da face onde há mais rugas ou onde os poros estão mais dilatados, como no caso da área da bochecha.

5 – ESQUEÇA O PÓ (OU SUPERE-O COM PÓ!)

O pó é um fixador muito delicado e muito eficaz para manter os produtos cosméticos fluidos em sua posição original, evitando assim o gotejamento e a criação de manchas.

Por essa razão, esquecer de espalhar um véu de pó na fundação é um erro grave para quem tem pele madura. Deve-se lembrar, no entanto, que a pele madura tende a ser bastante seca: exagerar com a quantidade de pó aplicado é, por sua vez, um erro, pois depositar nas rugas e poros o excesso de pó vai acentuar as imperfeições que a fundação tentou esconder.