Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas sem cirurgia plástica? Por mais que isso pareça impossível, não é. Tendência no mercado de estética, a ginástica facial promete rejuvenescer a aparência do rosto sem cortes ou aplicações de produtos como botox. Sem contraindicações, a técnica pode ser realizada a partir dos 30 anos. No Brasil, uma das principais disseminadoras da ginástica facial é a Roseli Siqueira, famosa especialista em cosmetologia. Em seu portfólio, figuram nomes de clientes famosos como Fafá de Belém e Isabella Fiorentino.


Mas afinal, o que é ginástica facial? Quais os seus benefícios?


Também chamada de lifting facial natural, trata-se de um método alternativo de beleza que fortalece a musculatura do rosto, ativa a circulação sanguínea local e melhora a firmeza da pele. Por meio de exercícios específicos, é possível esculpir o contorno do rosto de maneira natural. Ademais, a técnica também pode ser aplicada para:

  • Estimular a produção de colágeno;

  • Melhorar a oxigenação, oferecendo mais vitalidade à pele;

  • Reduzir “pés de galinha” e “bigode chinês”;

  • Suavizar olheiras;

  • Levantar as pálpebras;

  • Definir as maçãs do rosto e o queixo;

  • Aumentar os lábios.

De acordo com Roseli, para obter todos os benefícios da ginástica facial não é preciso passar o dia na frente do espelho realizando os exercícios. Apenas 10 minutos diários são suficientes para obter resultados positivos. Diferentemente dos resultados dos mais conhecidos procedimentos estéticos invasivos, os obtidos com a ginástica facial costumam ser duradouros. Isso, é claro, desde que os exercícios faciais sejam praticados diariamente.


Ginástica facial: benefícios comprovados cientificamente


Ainda não está convencido dos benefícios do lifting facial natural? Então talvez a notícia a seguir possa fazer você mudar de ideia. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Northwestern e publicada na revista JAMA Dermatology, comprovou cientificamente os benefícios do método de rejuvenescimento.Participaram do estudo mulheres na faixa etária de 40 a 65 anos. A princípio, elas foram submetidas a duas séries de sessões de exercícios faciais de 90 minutos.


Já em casa, elas continuaram os exercícios por mais 20 semanas, divididas da seguinte maneira:Oito primeiras semanas: elas realizaram exercícios todos os dias, por 30 minutos;Da nona à vigésima semana: os exercícios foram realizados em dias alternados durante 30 minutos por sessão.E os resultados foram surpreendentes. Os avaliadores constataram bochechas mais definidas, além de peles mais firmes e viçosas. Ainda, estimaram que a idade aparente das participantes do estudo diminuiu em três anos em apenas 20 semanas.Mas, por que esperar 20 semanas se eu posso rejuvenescer mais em menos tempo com procedimentos estéticos convencionais? Felizmente a resposta para essa pergunta é bem simples. Acompanhe alguns motivos a seguir:


Sem aplicação de toxinas que podem causar alergias entre outras reações


O Brasil é o segundo país do mundo em número de procedimentos estéticos cirúrgicos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Entre os procedimentos mais procurados, estão a aplicação de toxina botulínica (botox) e a lipoaspiração.Embora realizá-los com profissionais especializados e habilitados reduza consideravelmente os riscos de complicações durante e após os procedimentos, o fato é que existem situações que fogem do controle, como as alergias. Alguns produtos podem reagir negativamente no organismo de determinadas pessoas. Em casos mais graves, isso pode levar o paciente a óbito.


Sem interrupções na rotina


A ginástica facial é uma técnica estética não invasiva, ou seja, sem cortes e sem agulhadas para aplicação de toxinas. Tudo o que você tem que fazer é dedicar apenas 10 minutos do seu dia para realizar exercícios específicos para tonificar os músculos e a pele da face. Em outras palavras, isso significa dizer que após se submeter às sessões de exercícios faciais você não precisa parar as suas atividades diárias para se recuperar. A ginástica pode ser realizada antes do trabalho, da escola, da faculdade, do mercado, da praia e até mesmo antes do horário de saída da escola do seu pequeno.


É gratuita!


Outro detalhe que torna a ginástica facial mais vantajosa quando comparada aos outros procedimentos estéticos, é que ela é gratuita. Ou seja, você não vai precisar pagar uma pequena fortuna em técnicas temporárias, que duram de 6 meses a 4 anos.É claro que para alcançar resultados duradouros, os exercícios faciais devem ser incorporados à sua rotina. De início, os exercícios podem até parecer engraçados, mas persista e acredite, pois eles dão resultados.