Fitoterapia: como melhorar a ansiedade

Se você só conhece a passiflora como fitoterápico para ansiedade, está na hora de ampliar seus conhecimentos. Afinal, esse tipo de terapia alternativa é uma ótima opção para quem busca um meio mais natural de tratar esse transtorno psicológico tão comum.



Nesse sentido, descobrir mais sobre o mundo da fitoterapia é uma ótima maneira de encontrar outras formas de cuidar da saúde física e psicológica. Por meio dessa prática, é possível melhorar a qualidade de vida e ainda viver um dia a dia muito mais leve e tranquilo.


Sabendo disso, neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre fitoterapia e o melhor fitoterápico para ansiedade. Desse modo, será mais fácil tratar esse problema, que apesar de tão frequente, pode atrapalhar bastante a sua rotina. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo!


O que é fitoterapia?


A Fitoterapia, do grego "phyton” e “therapia”, significa terapia e vegetal. Em outras palavras, podemos defini-la como uma ciência que estuda os possíveis poderes curativos e terapêuticos das plantas. Nesse sentido, é objeto de pesquisa de fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, farmacêuticos e muitos outros profissionais que acreditam no poder da natureza contra diversas doenças físicas e psicológicas.


É muito importante ressaltar que a fitoterapia é objeto de diversos estudos científicos contínuos, tendo um embasamento teórico bem grande. As pesquisas em torno do tema levam em consideração elementos como a atuação química, farmacológica e toxicológica das plantas que possuem poderes medicinais.


Fitoterápico para ansiedade: benefícios


Como citamos anteriormente, o número de pessoas que buscam por um fitoterápico para ansiedade é gigantesco. Afinal, não é difícil imaginar que esse tipo de tratamento alternativo proporciona diversos benefícios para quem sofre com os transtornos psicológicos.


As vantagens variam desde um maior custo-benefício quando comparados aos remédios convencionais até a falta ou redução dos efeitos colaterais, comuns na maioria dos tratamentos ansiolíticos. Entre os principais benefícios da fitoterapia, destacamos os seguintes:


  • Não causa dependência quando usada por bastante tempo;

  • Proporciona tratamento individualizado para diversos transtornos;

  • É uma forma de tratamento mais acessível que os medicamentos químicos;

  • A matéria-prima para sua produção pode ser obtida facilmente;

  • Não possui efeitos colaterais nocivos à saúde.



Camomila


Quem nunca ouviu falar sobre os poderes da camomila, não é mesmo? Ela é muito indicada para diversos problemas psicológicos, sendo também um ótimo fitoterápico para ansiedade. Nesse sentido, ela pode ser utilizada de diversas formas para reduzir os sintomas e para viver um dia a dia mais leve e tranquilo.


A forma de uso mais comum é através de chás. Nesse caso, o mais recomendado é utilizar a erva de forma natural e preparar através da infusão. Porém, caso você não a encontre, os saquinhos vendidos em mercado também ajudam bastante e são uma ótima maneira de dar aquela acalmada pela manhã ou antes de dormir.


Porém, é importante dizer que a camomila também é indicada para quem possui insônia, justamente por relaxar o corpo e induzir o sono. Por isso, deve-se evitar tomar chá de camomila em excesso durante o dia, já que ele pode te deixar sonolento e atrapalhar as suas tarefas diárias.


Melissa


O chá de melissa, também conhecido por capim-limão e erva cidreira, é outro calmante natural super indicado para quem precisa reduzir os sintomas da ansiedade. E o melhor de tudo é que além de combater esse distúrbio psicológico, ele também é muito gostoso de ser ingerido.


A melhor opção para preparar esse chá é por meio da erva desidratada. Nesse caso, basta adicionar uma colher de sopa da erva e 200 ml de água. Depois, é só ferver até levantar as borbulhas e deixar descansar por cerca de 15 minutos. Após esse tempo, basta coar o chá e beber.


Erva de São João


Popularmente chamada de hipericão, a erva de São João é muito recomendada no tratamento dos sintomas de ansiedade e depressão. Ela pode ser encontrada facilmente em sua forma desidratada (que é a mais comum) ou então em cápsulas, que são vendidas em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.


Para preparar o chá, utilize cerca de 2 a 3 colheres da erva desidratada, juntamente com 250 ml de água já fervendo. Depois, é só deixar abafar por cerca de 15 minutos, coando bem antes de tomar.


Passiflora


Para quem não sabe, a passiflora é a planta do maracujá. Nesse caso, o fitoterápico para ansiedade é feito com a flor dessa planta, que pode ter coloração branca, roxa e azul. Ela é rica em saparinas, substância que atua sobre o sistema nervoso central promovendo o relaxamento. Sendo assim, a passiflora é grande aliada no combate ao estresse, à ansiedade e até mesmo à depressão.


Para consumir, basta adicionar 3 colheres de chá da erva seca em água fervente e deixar em infusão por 15 minutos. Depois é só coar e beber.