Cosméticos em pó, a nova tendência de beleza

Depois dos produtos sólidos, é a vez dos cosméticos em pó entrarem para a nossa rotina de beleza e cuidados com a pele.



Mais ecológicos e mais saudáveis, eles estão se espalhando em grande velocidade. Sabonete para o rosto, xampu, gel de banho ou esfoliante, a indústria de cosméticos está fazendo do pó seu novo aliado da beleza.


á conhecemos o chocolate em pó, arroz em pó, e até proteína em pó, mas os cosméticos em pó até então eram bastante raros. Eles fizeram alguns avanços em nossos kits de beleza sem nunca conseguir se estabelecer como essenciais. Bem, isso foi antes da pandemia mudar completamente os hábitos de beleza de homens e mulheres em todo o mundo. Em busca de uma nova rotina, baseada em fórmulas limpas e naturais, os consumidores se voltaram primeiro para os cosméticos sólidos antes de descobrir as múltiplas vantagens do pó.


Mais um passo em direção ao desperdício zero


Testados e adotados por entusiastas do ‘do it yourself’ (DIY) (faça você mesmo), os cosméticos em pó se distinguem por não terem água, ao contrário dos produtos de beleza convencionais. Pode parecer trivial, exceto que a água geralmente é o ingrediente principal em produtos de limpeza, máscaras, esfoliantes, géis de banho, entre outros. Então, como ter os mesmos efeitos? É simples, cabe ao consumidor acrescentar a água que falta a esse pó cheio de ingredientes ativos. Trata-se de uma grande vantagem pois permite criar uma textura perfeitamente adaptada à casa necessidades e tipo de pele; algo que os cosméticos formulados para um público mais abrangente não necessariamente oferecem.

Não contentes em serem personalizáveis, os cosméticos em pó têm pouco ou nenhum conservante, já que não há água e muito mais ingredientes ativos. Como bônus, quem viaja muito irá apreciar o fato de não precisar despachar bagagem ou de se limitar a apenas algumas dezenas de mililitros, pois não se tratar de produtos líquidos. E a cereja do bolo é que tais itens são mais amigos do meio ambiente. Menos volumosos e menos pesados, sua logística também gera menos impacto para o planeta, além de produzir menos plástico.


Muitas marcas estão entrando nesse mercado


Embora nem todos os consumidores apreciem a textura dos cosméticos sólidos, a beleza em pó parece ser uma alternativa ideal à nossa rotina tradicional, e ela está cada vez mais perto, uma vez que muitas marcas já parecem ter dado esse passo, incluindo empresas de luxo. Algo que deve facilitar o seu desenvolvimento nos próximos meses e anos.

Yanne Wellness, Yodi e Eyden estão entre as marcas que oferecem muitos cosméticos em pó, como máscaras revitalizantes, pós esfoliantes para uma pele purificada, xampus e sabonetes para o rosto. Por seu lado, a Perlucine, especialista em cosméticos à base de pó de concha de ostra branca, oferece uma vasta gama de produtos deste tipo, incluindo xampu, desodorante, pasta de dentes e gel de banho.

A Dior, com seu Pó Esfoliante Ultrafino Radiance, também está investindo nesse mercado, assim como a Klorane, com seu Pó Purificante 3 em 1 que se transforma em espuma ao entrar em contato com a água. Note-se que outras marcas, como a 900.care, optaram por um meio termo, com cosméticos sólidos que também se transformam em líquidos em contato com a água. É o caso dos seus géis de banho que podem ser personalizados de acordo com o gostos e desejo. Em pó ou sólido, os cosméticos começaram a sua transformação em direção à uma rotina de beleza com desperdício zero.