Conheça os cuidados diários essenciais para a pele masculina

Engana-se quem pensa que só as mulheres se preocupam com a beleza. Os homens também estão cada vez mais cuidadosos com a aparência. Por isso, hoje vamos mostrar os cuidados básicos recomendados para pele, barba e cabelos dos homens, que têm características específicas.


Higienização da pele


Higienizar é um passo essencial para todos os tipos de pele. Os cuidados básicos da pele masculina também começam na higienização, momento em que são retirados todos os resíduos de sujeira acumulados durante o dia, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas, o envelhecimento e manter a aparência sempre suave, jovem e viçosa.


Como o homem normalmente tem a pele oleosa, o ideal é optar por produtos que controlem o problema, como sabonetes oil-free. Outra dica válida é ter sempre um esfoliante facial para retirar as células mortas e evitar os pelos encravados (foliculite), oriundos da barba.


A barba e seus cuidados específicos


Para quem tem barba, hoje existem variedades consideráveis de produtos destinados a ela. Mas é de comum acordo que, para deixá-la bonita e conservar a saúde da pele, é importante mantê-la bem-feita com produtos específicos.


Para isso, é extremamente importante utilizar dermocosméticos que facilitam o deslizamento da lâmina e que não irritam a pele, evitando feridas e cortes durante o barbear. Cuidar do rosto após o processo com uma loção pós-barba também é essencial, pois a região deve ser acalmada, hidratada e protegida. E para quem tem barba grande, é necessário, ainda, lavá-la para evitar o acúmulo de impurezas.


A pele masculina também precisa de hidratação


A hidratação é outro ponto básico importante para todos os tipos de pele. Os homens tendem a ter a pele mais oleosa e, por isso, um hidratante adequado para essa necessidade é o mais recomendado. Além da importância da hidratação do corpo e do rosto, os homens possuem regiões que costumam ser muito ressecadas e ásperas, como cotovelos, pés e joelhos.


Os cabelos também precisam de atenção


Por geralmente terem em pouca quantidade, os homens pensam que podem passar qualquer produto nos cabelos que não fará diferença. Não esqueça que o mesmo acumula oleosidade e sujeiras do dia a dia. Apesar de serem mais brilhosos, resistentes e crescerem mais rápido, os cabelos masculinos têm muita tendência à calvície, devido ao hormônio testosterona.


Além disso, se não cuidado direito, o couro cabeludo pode descamar e coçar, surgindo a temida caspa. Portanto, usar um shampoo adequado para a sua necessidade e não lavar os cabelos com água quente são passos básicos para manter os fios fortes e saudáveis!