Como oferecer cupom de desconto e vender mais na loja virtual

O cupom de desconto já faz história no Brasil. Em outros países, como os Estados Unidos, essa procura é uma grande febre. Além do mais, lá os cupons são tradição antes mesmo do comércio eletrônico existir. Aqui no Brasil, os cupons de desconto surgiram junto com o e-commerce, como uma estratégia para aguçar os consumidores a adquirirem nas lojas virtuais que os promovem. Afinal de contas, quem é que não ama um abatimento? E o consumo dos cupons pode ser de fato proveitoso como atuação de marketing. Por isso, é fundamental saber como oferecer cupom de desconto para vender mais em sua loja virtual.



Um site que utiliza essa estratégia pode ser uma boa alternativa para os clientes que não confiam no pagamento antecipado ou à vista, mas que desejam dar uma “pechinchada”.

Para descobrir mais sobre como oferecer cupom de desconto para atrair mais clientes, é só continuar acompanhando a leitura!


Como funciona o cupom de desconto na loja virtual?


Cupom de desconto é um recurso muito utilizado pelas lojas virtuais. De forma resumida, ele é um código composto por letras ou números. A loja disponibiliza os cupons em seu site e oferece um preço diferenciado na compra para quem utilizá-los. Mas afinal, como eles funcionam?

Os cupons possuem formatos diferentes, sempre estão acompanhados de algumas regras que são estabelecidas de acordo com a estratégia de marketing do e-commerce. Existem cupons para apenas algumas categorias ou tipos de produto, para frete grátis ou para até uma quantidade de produtos no carrinho. Outros são oferecidos apenas na primeira compra ou para produtos acima de um determinado valor. Os modelos são diversos. Iremos conhecer alguns deles no próximo tópico. Continue acompanhando!


Tipos de cupom de desconto para loja virtual


Veja abaixo alguns tipos de cupom de desconto para você aplicar em sua loja virtual:


1. Sazonal


Os cupons sazonais são oferecidos apenas em algumas determinadas épocas do ano. Eles costumam ser anunciados de surpresa e funcionam para atrair mais pessoas para a sua loja virtual, principalmente quando o e-commerce estiver em períodos de baixa procura.


2. Datas comemorativas


As datas comemorativas também são boas oportunidades para oferecer cupom de desconto. São inúmeras datas durante o ano. Portanto, tenha um calendário para identificá-las e descobrir quais podem ser mais estratégicas para o seu nicho de atuação. Você pode oferecê-los no Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, dentre muitas outras datas.


3. Aniversários


Oferecer cupons para aniversariantes também pode ser uma grande vantagem. Funciona como um “presente” para os seus clientes. O prazo para utilizá-lo pode ser no mesmo dia do aniversário ou durante todo o mês. O consumidor se sentirá único e isso irá melhorar a imagem do seu e-commerce. Para oferecer esse tipo de cupom, mantenha os cadastros atualizados para saber o aniversário de cada cliente.


Como oferecer cupom de desconto em e-commerce?


Há diversas formas e estratégias para conseguir fazer com que os consumidores na internet decidam comprar itens na sua empresa virtual ao conceder os cupons de descontos. Entre elas, está conceder cupons genéricos capazes de serem usados por todo o seu e-commerce. Eles costumam proporcionar uma gratificação de abate para qualquer artigo comprado.


Ainda que seja uma maneira simples de incentivar uma alíquota maior de conversão de vendas, não costuma ser a melhor estratégia. Especialistas explicam que o melhor é realizar cupons de abate por tipo de itens e não para todos os artigos do sua loja virtual.


Assim, enquanto uma forma de produto pode ter 20% de dedução, outro pode ter 30%. Isto é uma atuação mais acertada, visto que se o bilhete de desconto for abrangente, é possível que todos ou grande parte dos clientes que utilizarem a dedução adquiram especialmente um produto ou o conjunto deles.


Este produto mais adquirido com o bilhete pode ser exatamente o produto mais comprado em sua empresa virtual, que seria necessário realizar promoções para ser comercializado. Por isso, um plano muito valioso seria utilizar o bilhete para proporcionar descontos em artigos que contêm pouca saída no seu negócio.


Estratégia de cupom de descontos


Outra estratégia de cupom de descontos consiste em realizar parcerias com companhias ou personalidades da internet. Desse jeito, quem for redirecionado ao seu e-commerce por meio do site dos seus parceiros pode incluir junto descontos exclusivos.


Nesses tempos de crescimento de abandono de carrinho, é enorme a porção de indivíduos que desistem de uma compra no meio do processo. Uma orientação é experimentar beneficiar a situação. Desse jeito, você pode mandar para o comprador que desistiu da aquisição um e-mail lembrando-o de que a aquisição não está terminada e, de quebra, proporcionar um abate para que ele a conclua.


Quando oferecer os cupons de desconto de e-commerce?


Existem uma série de momentos que os cupons de descontos são capazes de ser promovidos entre os seus compradores e consumidores em potencial. É muito comum que as campanhas aconteçam nos fins de semana e nos feriados, no momento em que os indivíduos costumam realizar poucas compras. É possível ainda escolher dias específicos para os descontos especiais, como nas terças e quintas.


Entretanto, é indispensável definir bem as datas e não utilizar o cupom de desconto em todas elas, sendo que a preferência precisa ser as datas que contém uma forma de correlação com o seu negócio.


Cupons de desconto ajudam a atrair clientes


Para o lojista e comerciante, a chance de oferecer o cupom de desconto se constitui como um método para atrair clientes mesmo em épocas de crises. Assim, eles disponibilizam esses códigos em propagandas nas redes sociais e, até mesmo, enviam eles por e-mail marketing. Mas, é claro que é necessário tomar algumas precauções antes de utilizar qualquer desconto dado.

É bom checar sites que mostrem reclamações sobre serviços prestados e saber se o serviço possui uma data específica para ser utilizado. No caso de produtos, é útil conferir se há produto a pronta entrega ou se o envio está condicionado a venda de uma determinada quantidade do mesmo produto.


Cupons de desconto no mês de aniversário da empresa


No momento em que os cupons são usados de forma organizada, eles se tornam aliados das campanhas de fidelização, uma vez que vão estimular os seus clientes a adquirirem com assiduidade no seu e-commerce. Por causa disso, é igualmente fundamental fazer cupons distintos de forma contínua para reforçar as chances de mais indivíduos comprarem na sua empresa virtual e de até o próprio cliente adquirir diversas vezes.