• Ella

9 dicas para ter pés bem cuidados durante o inverno!

A estação mais fria do ano chegou e com ela as meias e os sapatos fechados saem dos guarda-roupas para esquentar os nossos pés. Como a tendência é que os pés passem a maior parte do tempo cobertos no inverno, muitas mulheres acabam se esquecendo de dar atenção a eles.



Entretanto, essa é a época do ano em que os cuidados com os pés devem ser mais intensos, porque como eles ficam muito cobertos, é comum que apareçam frieiras, micoses, unhas encravadas e que a pele fique ressecada.


Pode ser que você não esteja usando tantos sapatos fechados, já que muitas pessoas estão ficando mais em casa, devido à pandemia de Covid-19. Mas, mesmo assim, é importante reforçar os cuidados com os pés durante o inverno, pois o uso frequente de meias interfere na saúde da região e a pele costuma ressecar nessa época do ano.


Então, continue lendo nosso post para conferir 9 dicas para ter pés bem cuidados durante o inverno!


1. Seque bem os pés após o banho


Em dias frios, é comum que as pessoas saiam do banho, corram para colocar uma roupa quente e se esqueçam de secar bem o corpo. Apesar de ser normal, você deve evitar esse comportamento, pois usar meias com os pés molhados facilita o aparecimento de bactérias, fungos e frieiras.

Então, o indicado ao sair do banho é secar bem os pés, especialmente os espaços entre os dedos. Assim, você garante que nenhuma região dos pés estará úmida no momento em que colocar suas meias. Para secar os pés de forma adequada, você pode utilizar uma toalha macia ou até mesmo um secador de cabelo.


2. Use meias de algodão


Outra medida importante para cuidar de seus pés no inverno é usar meias de algodão, porque elas possuem dois benefícios fundamentais para essa época do ano. A primeira vantagem de utilizá-las no inverno é que elas esquentam bem os pés.

O outro motivo que faz com que elas sejam uma ótima escolha para dias frios é a capacidade das meias de algodão de absorver o suor dos pés. Dessa forma, elas garantem um ambiente seco e evitam a propagação de bactérias e fungos no local.

As meias de tecidos sintéticos, como nylon, não são indicadas para o inverno justamente porque elas contribuem para o aumento da transpiração dos pés.


3. Dê preferência aos calçados confortáveis


Quando sair de casa, você pode usar sapatos fechados para esquentar os pés. Contudo, dê preferência aos calçados confortáveis, ou seja, que não apertem os pés, as unhas e se adequem a eles. Isso é importante, porque utilizar calçados apertados por muitas horas pode condicionar a circulação sanguínea e causar o encravamento das unhas dos pés.


4. Não use sempre o mesmo sapato e par de meias


É necessário escolher calçados confortáveis no inverno, mas lembre-se também de não utilizar sempre os mesmos sapatos e pares de meias. Você precisa alternar o uso para que seus calçados e suas meias possam ficar sempre limpos, secos e arejados antes de serem utilizados novamente.

O indicado no inverno, inclusive, é retirar os sapatos e meias assim que você chegar em casa e deixá-los em um local arejado antes de guardá-los em um guarda-roupa ou armário. Dessa maneira, eles podem secar naturalmente.


5. Use talco


Passar talco nos pés é uma forma interessante de cuidar dos pés no inverno, pois esse produto ajuda a reduzir a umidade na região. Sendo assim, os pés ficam secos e evita-se a proliferação dos fungos e bactérias.

Então, lembre-se de passá-lo sempre que for colocar um sapato. O recomendado é colocar o produto no próprio calçado e entre os dedos dos pés, para garantir que essa região também se manterá seca.


6. Deixe os pés “respirarem” em casa


Como foi dito, na estação mais fria do ano os cuidados com os pés devem ser redobrados, porque eles passam muito tempo cobertos por sapatos fechados e meias. Por isso, quando você estiver em casa, é importante ficar com os pés descalços e sem meias por um tempo. Dessa forma, eles poderão “respirar” e você evita o aparecimento das frieiras e micoses.


7. Passe um creme hidratante nos pés


O inverno é uma estação seca e, por isso, é comum que a pele dos pés fique ressecada nessa época do ano. Para melhorar a condição de sua pele, passar um creme hidratante específico para os pés é uma ótima ideia.

Lembre-se de escolher um horário do dia para fazer isso, como durante a manhã ou à noite, para que a atividade faça parte de sua rotina. É essencial passar o creme regularmente, como uma vez ao dia ou a cada dois dias, para que você sinta os feitos do produto em sua pele.


8. Não se esqueça de cuidar bem de suas unhas


Cuidar bem das unhas também é importante, para que elas não encravem e causem dor ou desconforto nos pés. Então, corte as unhas com frequência e sempre faça um corte quadrado, para que elas não encravem nos cantos.

Além disso, lixe suas unhas regularmente e tente não mexer na parte inferior ou nos cantos delas, pois isso também pode provocar o encravamento das unhas. Se você costuma passar esmalte nas unhas dos pés, lembre-se ainda de deixá-las alguns dias sem esse produto. Isso é importante, porque permite que as unhas “respirem” e fiquem mais fortes.


9. Se necessário, vá ao dermatologista


Caso você perceba que está com rachaduras nos pés, uma coloração diferente nas unhas ou na pele dos pés e até com sangramentos, o mais indicado é visitar o seu dermatologista. Ele poderá fazer o diagnóstico correto e recomendar o melhor tratamento para você.

Mas, se você seguir as dicas dadas aqui e colocá-las realmente em sua rotina, dificilmente terá problemas mais sérios com a saúde de seus pés. Afinal de contas, eles estarão sendo bem cuidados durante o inverno e vão passar pela estação sem problemas.


Fonte: https://vascular.pro/


Conheça o Velvet Feet Sensação Aveludada nos Pés!


Creme reparador multifuncional para todos os tipos de pele. Restaura, revitaliza e combate os sinais do tempo, seu uso regular e contínuo estimula e fortalece o sistema de defesa das células e aumenta sua resistência, também previne aparência seca deixando sua pele lisa, suave e com um toque aveludado.


Acesse: https://www.miwah.net/

E conheça a linha de produtos de beleza 100% vegano e com ativos naturais!