7 dicas para disfarçar os cabelos brancos com e sem tintura

Se você se incomoda com cabelos grisalhos e está em busca da melhor forma de camuflar os fios brancos, existem algumas maneiras de fazer isso, seja de forma temporária, sem precisar tingir o cabelo, ou permanente.



Cobrir os brancos com e sem tinta


Não pense que o único jeito de esconder os cabelos brancos é usando tinturas. Existem muitas opções, que vão desde um corte de cabelo, até penteados, que não envolvem químicas. A gente selecionou as melhores técnicas – com e sem química – para ajudar você a camuflar os fios grisalhos.


Como disfarçar os cabelos brancos sem usar tintura


Se você quer saber como esconder os fios brancos, mas sem tingir o cabelo para isso, existem alguns métodos que podem te ajudar. Mudar a divisão do cabelo, cortar uma franja ou até fazer um penteado diferente são bons truques para camuflar os grisalhos.


1. Aposte nas franjas


Para disfarçar o cabelo branco na frente, uma boa opção é apostar em um corte com franja. Isso mesmo! Ela é capaz de aumentar o volume da raiz e, com isso, encobrir os cabelos brancos que ali estão.



Mas, se não quiser cortar o cabelo agora, uma boa saída é jogar o cabelo pra frente e usá-lo como uma franja falsa, que ajuda a disfarçar o cabelo branco na parte da frente.


2. Use tonalizante para cabelo branco


Os tonalizantes são uma alternativa eficiente para quem descobriu os primeiros fios brancos e quer cobri-los, mas sem usar uma tintura permanente. O produto é temporário, age apenas na superfície do fio e vai saindo conforme você lava o cabelo. O efeito dura, em média, entre 15 e 20 dias.


3. Considere a henna

Outra alternativa é apostar na henna para cobrir os brancos, que forma uma película sobre os fios e colore por cima do tom grisalho. Por ser natural, essa tintura não danifica os cabelos como as convencionais, que são compostas por ingredientes químicos e também sai conforme você lava os fios.


4. Mude a divisão do cabelo


Linhas retas e muito marcadas evidenciam ainda mais as raízes brancas. Se não quiser que ela apareça, prefira repartir o cabelo de forma mais despojada. Que tal jogar as madeixas para o lado que tiver mais fios brancos? Assim, eles ficam mais escondidinhos.


5. Invista em penteados


Penteados também ajudam a camuflar os fios brancos. Rabos de cavalo, tranças, coques… Todas essas variações podem ajudá-la na hora de disfarçar cabelo branco.

E não se esqueça do poder dos acessórios: os lenços, por exemplo, tiram o foco dos fios grisalhos e escondem os que estão à mostra. Separamos algumas ideias para te inspirar:


Como disfarçar o cabelo branco com luzes ou mechas


As luzes e mechas são uma boa maneira para quem quer disfarçar o cabelo branco, mas sem precisar pintar o cabelo inteiro para isso.

Justamente por esse motivo, os dois métodos são mais indicados quando ainda a cabeça não foi completamente tomada pelos fios brancos. Se esse for o seu caso e você não quer assumir o cabelo grisalho, então a sugestão é pintar todo o cabelo.


1. Com luzes


Se você está pensando em como disfarçar o cabelo branco com luzes, é simples. Peça para seu cabeleireiro de confiança fazer mechas bem fininhas que comecem no topo da cabeça e variem um pouco a altura.

A melhor cor para as luzes é aquela que, misturada aos fios brancos, vai se camuflar melhor e deixar um resultado mais natural. Portanto, quanto mais claras forem as mechas, mais fácil vai ser de disfarçar os fios brancos e dei deixar o visual natural.

Essa técnica, que vai iluminar o seu look, é indicada para quem descobriu os primeiros brancos ou ainda não tem muitos fios grisalhos para cobrir.


2. Com mechas


Enquanto as luzes são mais discretas e delicadas, espalhando-se por todo o cabelo, as mechas costumam ser mais grossas e marcadas – e também são uma boa dica de como disfarçar cabelo branco.

Elas ganham ainda mais destaque nas madeixas e conseguem camuflar os grisalhos que ainda não tomaram toda a cabeça, dando um efeito de profundidade. Quem quer um visual morena iluminada, que está super em alta, pode apostar as mechas.

No caso de luzes e mechas, as loiras levam vantagem, já que o contraste entre os fios é menor. As morenas e negras precisam clarear o tom de base para, então, amenizar essa diferença de cor. Converse com o seu cabeleireiro para ele indicar a técnica que melhor atende às suas necessidades.


Meu cabelo ficou muito branco, e agora?


Para quem está com a maior parte do cabelo branco e quer cobrir completamente os grisalhos, a melhor opção é investir nas tinturas permanentes, que abrem a cutícula do cabelo para depositar o pigmento, fazendo com que a coloração escolhida seja mais intensa e dure um tempo maior.

Mas lembre-se: esse é um procedimento mais agressivo, já que envolve química. Por isso, você deve fazer uma avaliação do seu cabelo no salão antes de submeter-se à coloração completa. Além disso, é importante manter uma rotina de retoques da raiz.

Se a saúde capilar estiver em dia, quem sabe essa não seja a hora de ousar e apostar naquele platinado que você namora há tanto tempo?


Qual a melhor cor de cabelo para disfarçar cabelo branco?


As melhores cores para disfarçar o cabelo branco são as claras. Isso porque elas conseguem se camuflar mais naturalmente com os fios grisalhos. Além disso, a raiz branca também vai demorar mais para ficar evidente conforme o cabelo cresce, o que permite que a manutenção da tintura seja feita em um espaço de tempo maior.

Mas você não precisa ficar loira para camuflar os brancos. Além dos tons de loiro, castanho claro e médio são boas escolhas para quem quer disfarças os fios grisalhos e ter um tempo maior de manutenção da tintura.


Cabelo branco na gravidez: o que fazer?


Para lidar com o cabelo branco na gravidez, é preciso ter um pouco de paciência no início. De acordo com Joana D’arc Diniz, diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ), nenhum tipo de coloração ou química pode ser feita até os três primeiros meses de gestação.

“É preciso evitar que substâncias com metais pesados, como chumbo e arsênio, entrem em contato com o couro cabeludo e migrem diretamente para a corrente sanguínea da gestante, o que pode afetar o desenvolvimento do feto e colocar a gravidez em risco”, alerta.

A especialista afirma que tintas específicas sem amônia e metais pesados, tonalizantes e henna estão liberados após 12 semanas de gestação, considerado um período mais seguro.

Antes disso, é preciso ter paciência e abusar da criatividade com penteados e acessórios que ajudem quem quer disfarçar o cabelo branco na gravidez.


Como disfarçar cabelo branco com maquiagem?


Para disfarçar o cabelo branco com maquiagem, você tem duas opções: a máscara de cílios e sombra.

Uma das opções é usar máscara de cílios à prova d´’agua para tentar camuflar o cabelo branco. Entretanto, você vai precisar usar um produto que tenha uma cor parecida com a do seu fio natural, para não ficar tão diferente.

Outra opção na hora de esconder os cabelos brancos é a sombra em pó. Aplique nos fios com um pincel de esfumar ou então com uma esponja de maquiagem, dando leves batidinhas.

Além disso, ainda existem sprays que ajudam a rapidamente a cobrir o cabelo branco, principalmente a raiz, e que saem no banho. Você pode encontrar esse produto, normalmente, em tons de castanho e loiro.

Esses truques funcionam muito bem para aquele compromisso de última hora! Só procure usá-los em lugares não muito quentes, para o produto não escorrer na testa (ninguém merece, né?).