5 exercícios para relaxar no home office

A reforma trabalhista e a pandemia da COVID-19 introduziram na vida de milhões de brasileiros a rotina do home office. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), atualmente mais de 7 milhões de pessoas estão trabalhando remotamente. Nesse sentido, encontrar formas de relaxar o corpo antes, durante e após o expediente tem sido a busca de vários profissionais.



Praticar exercícios é fundamental para relaxar o corpo e a mente, evitar desconfortos musculares e aumentar a produtividade. Além disso, a prática também combate o sedentarismo, a obesidade, regula o humor e melhora a qualidade do sono. E a boa notícia é que você pode se tornar mais ativo e produtivo com a ajuda da tecnologia.


Alguns aplicativos de celular reúnem várias aulas de atividades físicas para você praticar onde e quando quiser. E você pode ainda combinar os exercícios com outras práticas de relaxamento e com uma rotina alimentar saudável para cuidar da saúde física e mental em conjunto. A seguir você confere 5 exercícios que vão deixar o seu home muito mais office. Acompanhe.


Ginástica laboral


Apesar de ter ganhado destaque nos últimos anos, a ginástica laboral é uma prática antiga, pois surgiu na Polônia, na década de 20. Ao longo dos anos ela foi criando popularidade em outros países da Europa e em seguida nos Estados Unidos, mas só na década de 90 chegou ao Brasil.


Como o próprio nome sugere, trata-se de uma ginástica que é praticada no ambiente de trabalho e é voltada à prevenção de doenças ocupacionais, como DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), Ler (Lesões de Esforço Repetitivo) e condições relacionadas à má postura durante o expediente.


A ginástica laboral é composta por vários exercícios físicos de curta duração, de baixa intensidade e de fácil realização. Por isso, podem ser realizados por pessoas de todas as idades. Com apenas 15 minutos e em uma periodicidade mínima de 2 vezes na semana, você obtém benefícios incríveis com a atividade:


  • Melhora da circulação sanguínea e do sistema respiratório;

  • Menos fadiga física e mental;

  • Melhora da concentração;

  • Mais condicionamento físico e flexibilidade;

  • Redução de desconfortos musculares;

  • Alívio do estresse e da ansiedade;

  • Melhora da qualidade do sono;

  • Aquisição da consciência corporal;

  • Mais equilíbrio e coordenação motora;

  • Alinhamento postural;

  • Mais produtividade.

Yoga


O yoga é outra prática para relaxar o corpo e assim como a ginástica laboral pode ser praticada em qualquer lugar. Por isso, também é uma grande aliada de quem está trabalhando remotamente, já que ajuda a aliviar a tensão física e mental provocada pelo trabalho e a melhorar a concentração.


Por meio de posturas e exercícios respiratórios específicos, o yoga promove mais flexibilidade, consciência corporal, ativa a circulação sanguínea e oferece mais motivação às equipes de trabalho. Além disso, também é uma atividade que pode ser praticada em casa sem nenhuma dificuldade, por meio de aplicativos de celular.


Treino funcional


Embora essa atividade física esteja associada ao ganho de massa muscular, a verdade não é bem essa. O treino funcional é composto por uma série de atividades físicas baseadas nos movimentos que você faz no dia a dia, como sentar, levantar e pular, por exemplo.


Sendo assim, a atividade melhora o condicionamento físico, combate o sedentarismo e ajuda a emagrecer com saúde. Além disso, aumenta os níveis de hormônios do prazer e da alegria, essenciais para equilibrar o humor e aliviar o estresse e ansiedade.


Caminhada estacionária


Outro exercício para movimentar e relaxar o corpo, diminuir o tédio de trabalhar sozinho, ativar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço nas pernas é a caminhada estacionária. A atividade física consiste basicamente em simular os movimentos de caminhada ou corrida sem sair do lugar. Entre os seus muitos benefícios destacam-se os seguintes:


  • Melhora a saúde cardiovascular;

  • Queima calorias;

  • Aumenta a capacidade respiratória;

  • Promove mais flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora;

  • Desenvolve a consciência corporal;

  • Alivia os sintomas de estresse e ansiedade.

Mindfulness


A meditação em movimento também é uma forma de relaxar o corpo para enfrentar os desafios de trabalhar remotamente. Seu principal objetivo é trazer a atenção do praticante para o presente, eliminando pensamentos e emoções passadas e futuras que causam estresse, ansiedade e depressão.


Ao alcançar a atenção plena em suas tarefas diárias, você se torna mais produtivo e ainda obtém vantagens interessantes, tais como:

  • Consciência corporal;

  • Mais tranquilidade para resolver conflitos;

  • Autoconhecimento;

  • Melhora da qualidade do sono;

  • Mais concentração.


Para quem não sabe, o Mindfulness é uma prática meditativa de caráter científico e portanto, não atrelada a religiões. Por isso, independentemente das suas crenças, você pode praticar a atividade sem nenhum problema.