5 dicas para reduzir as cutículas e evitar pelinhas que incomodam

A cutícula é uma espécie de pelezinha bem fininha que fica em torno das nossas unhas, tanto das mãos quanto dos pés. E por mais que elas acabem incomodando, elas têm uma função muito importante para o corpo humano, como por exemplo proteger a entrada de fungos e bactérias pelas unhas.



Os homens acabam não se incomodando tanto com a presença de cutículas, mas as mulheres adoram que o excesso delas sejam retiradas pelo menos uma vez ao mês para evitar até mesmo que o esmalte passado nas unhas fique prejudicado. Mas é muito importante ter cuidados com a sua cutícula para que problemas não apareçam.


Entre esses problemas podemos citar micoses, inflamações na cutícula que acabam causando bastante incômodo e as famosas cutículas arrepiadas que também incomodam e geram uma dor que, por mais que seja leve, tem desconforto. Quer saber como cuidar corretamente da sua cutícula?


Hidrate para reduzir as cutículas


Um dos principais cuidados que você deve ter com a sua cutícula é a hidratação. Um dos fatores que fazem com que elas levantem as famosas pelinhas e arrepiem, é justamente o ressecamento. Você pode fazer isso com diferentes cremes para mãos e até mesmo com canetas de hidratação próprias para cutículas e que você pode andar com ela na bolsa.


Massageie para reduzir as cutículas


Quando for hidratar, faça disso um ritual de cuidado com sua cutícula. Portanto, toda vez que for passar um hidratante na sua cutícula, faça movimentos circulares a massageando. Isso potencializa a hidratação e absorção.


Use luvas para mexer com produtos de limpeza


Os produtos de limpeza acabam sendo prejudiciais para a saúde das unhas e consequentemente das cutículas também. Então sempre que for limpar a casa, utilize luvas para proteger suas mãos, unhas e cutículas.


Escove as cutículas e retire o excesso


Se as pelinhas já tiverem aparecido, então é hora de tratar delas. Faça assim um ritual e comece hidratando. Depois, passe um amolecedor de cutículas e as empurre para dentro, passe uma escovinha específica para unhas e o que sobrar de excessos de pelinhas e cutículas, retire com cuidado com a ajuda de um alicate.